terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Doce # 1- Tronco de Natal


Hoje deixo vos uma sugestão de doce de Natal…

Tronco de Natal

Ingredientes:
Creme de Chocolate:
100ml de natas
60g de chocolate negro ( com 43% de cacau)
60g de nutella
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado

Bolo: 
5 ovos
170g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
170g de farinha
2 colheres de chá de fermento
50 ml de leite

3 colheres de sopa Baileys (ou outro licor a gosto)

Decoração:
+/-80g de chocolate negro
Açúcar em pó

Preparação: 
Creme de Chocolate: 
Numa taça à parte colocar o chocolate partido aos pedacinhos, a nutella, o açúcar baunilhado e o açúcar.
Um tachinho colocar as natas ao lume até levantarem fervura. Retirar do lume e deitar por cima do chocolate. Deixar repousar por 2 minutos e depois mexer com uma vara de arames até o chocolate derreter completamente. 
Deixar arrefecer completamente antes de utilizar.

Bolo :
Pre-aquecer o forno a 180ºC. Untar um tabuleiro rectangular de 25 por 35 cm com manteiga, forrar o fundo das formas com papel vegetal também untado. Polvilhar com farinha.
Peneirar a farinha e o fermento. Reservar.
Com a batedeira na velocidade máxima bater as gemas, metade do açúcar, o açúcar baunilhado e o leite até obter uma mistura fofa, espessa e volumosa (+/- 10 minutos).
Numa taça à parte, juntar as claras e o sal e bater as claras em castelo. Quando estas começarem a espessar juntar aos poucos o restante açúcar e continuar a bater até ficarem firmes.
Juntar metade das claras à mistura das gemas e envolver suavemente (sem bater!) até ficar homogéneo. Posteriormente, juntar as restantes claras e envolver novamente. Aos poucos juntar a mistura da farinha e continuar a envolver suavemente, até obter uma mistura homogénea. (certifique-se que no fundo da taça não existe farinha por incorporar).
Transferir a massa para o tabuleiro previamente preparado, com a ajuda de uma espátula espalhar a massa. Levar ao forno até estar cozido (teste do palito). Retirar do forno.
Desenformar a torta para um pano limpo. Com cuidado retirar o papel vegetal, pincelar com o baileys e espalhar um pouco do creme de chocolate. Enrolar a torta com a ajuda do pano e aguardar que arrefeça.
Posteriormente, cortar as pontas da torta (aproximadamente 1 cm de cada lado). De uma das extremidades da torta, cortar um pedaço que vai ser colocado no cimo do tronco*. Cobrir o tronco com o restante creme à exceção das extremidades do mesmo.


Decoração:
Cortar o chocolate aos pedacinhos e derrete-lo em banho-maria.
Cortar um quadrado de papel vegetal aproximadamente 30 x 30cm. Dobrar ao meio. Numa das partes do papel vegetal, espalhar o chocolate **. Tapar com a outra parte e alisar a superfície. Enrolar a folha de papel vegetal à volta de uma superfície curva*** e levar ao frigorífico até solidificar.
Retirar do frigorífico e desenrolar o papel vegetal. Ao desenrolarmos o papel vegetal o chocolate vai partir-se em pedaços de diferentes tamanhos e feitios.
Decorar o tronco de Natal com os pedaços de chocolate. Polvilhar com açúcar em pó.


* Não faça um corte a direito, corte ligeiramente na diagonal e depois acerte a extremidade da torta para que fique direito. Se tiver dificuldades a manter o pedaço cortado enrolado, utilize um palito para ajudar a que mantenha o formato.

** Deve espalhar o chocolate de forma a ficar uma camada fina de chocolate e uma margem de 1 ou 2 cm da extremidade da folha.

*** Utilizei um rolo de cartão onde o papel de alumínio vem enrolado, pode ser utilizado também um rolo da massa, um frasco ou uma garrafa de vidro. A ideia é conferir aos pedacinhos de chocolate alguma curvatura. 





Sem comentários :

Enviar um comentário